segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Luminárias em Vidro Murano: Arte e Luxo em Vidro


Murano,uma ilha de vidro e beleza nas águas venezianas.
A beleza de Murano começa a ser descoberta quando se navega pelas águas da grande Lagoa de Veneza, no caminho surgem pequenas ilhas,todas encantadoras.Bem próxima a ilha de Murano encontra-se a Ilha de San Michelle,onde fica o cemitério de Veneza,esta ilha observada de longe parece um grande jardim encantado,o verdadeiro paraíso sobre as águas.
Ao chegar na fascinante Ilha de Murano, o primeiro impacto são os seculares edifícios “flutuantes” especializados na fundição e fabricação de peças de vidro artesanal.Toda a cultura da ilha gira em torno do estudo, e da arte especializada em vidro,desde sua produção,até a comercialização das peças tantos nas diversas lojas que se encontram em toda ilha,quanto na exportação de peças para todo o mundo.

As origens da tradição veneziana no trabalho especializado em vidro é antiga,pois escavações arqueológicas descobriram fragmentos indicando a presença de tal atividade já no séc. VII A.C.Mas, foi no séc.XII que a arte da técnica do soffiato (sopro) foi apresentada pela comunidade muranense como uma atividade organizada.Desde então,famílias da ilha de Murano trabalham na produção de peças artesanais de vidro,uma tradição secular,passada de geração a geração.
A ilha tem aproximadamente 5.500 habitantes e fica a 1km de Veneza,sua população é composta em sua maioria por artistas que trabalham com vidro,produzindo peças exclusivas e encantadoras; são lustres suntuosos,castiçais, peças decorativas,luminárias,esculturas, bijouterias,tudo feito com delicadeza e perfeição.Em Murano, estes profissionais são conhecidos como mestres vidreiros, e sua formação profissional leva em média de 14 a 15 anos.A ilha de vidro possui um centro de estudos que desenvolve pesquisas constantes acerca do vidro, é a conhecida Estação Experimental de Vidro de Murano.
Algumas fábricas de menor porte,têm visitação aberta ao público,para que os turistas apreciem e se apaixonem ainda mais por Murano e seus mestres.Assistir a fabricação de uma peça de vidro é fascinante, a precisão e a mestria no manuseio do vidro a mais de 1.400 ºC,com inúmeros instrumentos,nos faz entender porque Murano é a Ilha de vidro.
As enormes esculturas de vidro se fazem presente nos mais diversos recantos da ilha,elas representam uma cultura secular da arte em vidro.

Os Lustres
Os delicados e gigantescos lustres feitos artesanalmente em vidro Murano, estão cada vez mais em alta, este tipo de peça já é bastante produzida e utilizada no Brasil, através do trabalho do veneziano Mário Seguso, que trabalha e mora no Brasil há alguns anos.

Texto e Fotos:Pedrita Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails